sensitivity.com.br

A verdade nua e crua sobre o peeling químico

19 de novembro de 2019

A verdade nua e crua sobre o peeling químico

Um moderno procedimento estético está sendo considerado a bola da vez de quem aposta nos tratamentos clínicos em busca de uma pele mais jovial e vistosa: o peeling químico.

Esse artigo vai explicar tudo a respeito dessa técnica, mostrar quais são as vantagens em se submeter a ela e os resultados alcançados, desde que você siga as principais recomendações dos especialistas.

O que é o peeling químico?

O peeling químico é um dos tratamentos mais indicados para quem tem manchas na pele, espinhas, poros aparentes e excesso de oleosidade, que tanto incomodam as pessoas.

O procedimento pode ser feito com vários ativos e o mais comum deles é o ácido salicílico. Essa substância promove um limpeza profunda na pele, removendo a pele morta e estimulando a circulação no local. Ele pode ser feito na pele do rosto, mãos e pescoço. Conheça os principais tipos:

Peeling químico superficial: remove a camada mais externa da pele, sendo mais indicado para clareamento de manchas e para remover marcas de espinhas ou rugas superficiais;

Peeling químico médio: são utilizados ácidos para a remoção da camada externa e média da pele e é usado para o tratamento de acne e rugas mais profundas;

Peeling químico profundo: remove as camadas de pele até ao nível interno, sendo recomendado para peles extremamente danificadas pelo sol, cicatrizes mais profundas como as de acne ou acidentes.

Benefícios do peeling químico

Os principais benefícios do peeling químico incluem:

  • Redução das cicatrizes de acne e de acidentes;
  • Renovação das camadas de pele, melhorando toda a aparência;
  • Redução das manchas de idade ou sol;
  • Eliminação de rugas e linhas de expressão;
  • Controle de oleosidade;
  • Controla a formação de cravos e espinhas;
  • Melhora geral da textura da pele;
  • Aumento da produção de colágeno.

Como esse procedimento é feito?

Primeiramente, o profissional responsável esteriliza a região em que será feita o peeling químico para que o procedimento traga resultados satisfatórios e a recuperação seja mais rápida. Em seguida, o profissional aplica o ácido.

Após fazer o peeling de ácido salicílico acontece uma descamação da pele, que é um tipo de renovação controlada, que o cliente precisa cuidar e não arrancar as casquinhas. Quando essa pele morta é tirada pelo próprio cliente, pode acabar causando ardência, marcas, cicatrizes e manchas.

Vale ressaltar que esse procedimento deve ser feito em uma clínica de estética ou consultório dermatológico que ofereça estrutura e as devidas condições de higiene. Antes de se submeter à técnica, deve-se consultar um profissional qualificado para fazer uma avaliação completa.

Duração das sessões

O peeling químico pode ser repetido de acordo com a necessidade de cada cliente. O tratamento é feito em uma única ou várias sessões. Tudo vai depender dos objetivos e necessidades de cada pessoa.

Problemas um pouco mais simples, como pequenas linhas de expressão e manchas de sol, costumam melhorar após uma ou duas sessões. Quando o problema for um pouco mais crítico, três ou quatro sessões costumam ser indicadas.

Principais cuidados pós-procedimento

Feito o peeling químico, a pele precisa receber cuidados especiais durante algum tempo, pois está bastante sensível. Veja os principais cuidados a serem tomados:

  • Evitar ficar exposto ao sol, pelo menos 2 semanas após ser submetido à técnica, para evitar machas;
  • Evite lavar o rosto com água quente, mesmo durante o banho, depois do procedimento;
  • Caso a exposição solar seja inevitável, use um protetor solar indicado pelo profissional especialista e evite, ao máximo, o sol entre as 10 da manhã e 4 da tarde;
  • Lavar a pele tratada com um sabonete neutro, para evitar a irritação da área, além de ser indicado borrifar água termal na região tratada para evitar a vermelhidão e a ardência do local.
  • Tomar bastante água para hidratar o organismo e ajudar no processo de cicatrização da pele, após o peeling químico.
  • Usar cremes cicatrizantes e filtro solar todos os dias para manter a pele sempre limpa e hidratada.
  • Nas primeiras 48 horas após se submeter ao procedimento não é recomendado usar maquiagem;
  • Usar dermocosméticos para a pele sensibilizada pós-peeling com ativos calmantes;
  • Apostar em hidratantes leves para não aumentar a oleosidade da pele.

Além disso, é recomendado fazer o acompanhamento com o profissional que realizou o procedimento caso a irritação seja muito grande. Nesse caso, é indicado o uso de um creme com corticoides, para aliviar o incômodo.

Existem riscos ou contraindicações?

Os profissionais garantem que não existem contraindicações e que praticamente todas as pessoas que desejam ter uma pele mais jovial e livre de manchas, espinhas ou linhas de expressão, podem realizar o peeling químico.

É claro que alguns casos devem ser analisados com extrema cautela, como os casos de pessoas que apresentam algum tipo de alergia ou que não tem tolerância ao ácido em decorrência da ardência, por exemplo.

Quais são os resultados?

Os resultados do peeling químico podem ser vistos a partir da segunda sessão de tratamento. Nesse período, é aconselhado o uso de um bom creme hidratante com filtro solar para maior proteção.

Na verdade, eles começam a aparecer e serem percebidos, em média, 2 ou 3 dias depois que o procedimento é finalizado.

Vale ressaltar que depois de ser submetida ao procedimento, a pele fica muito sensível, avermelhada e com tendência a descamar. Mas tudo se normaliza em poucos dias.

Não se preocupe, pois a pele vai cicatrizando naturalmente com o estímulo da própria derme. Depois desse período, é possível verificar como ficaram os resultados definitivos.

Com o peeling químico, você pode perceber uma pele muito mais lisa, sem manchas, marcas, linhas de expressão, muito mais firme e bem mais jovem.

Ficou alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem.
Você também pode agendar uma avaliação gratuita!

Ficou com alguma dúvida?
Deseja agendar um horário?

Deixe sua mensagem abaixo.

Fale Conosco
Fale com a Sensitivity
Olá, que bom ter você aqui.
Será um prazer receber seu contato ou sua dúvida