Toxina botulínica: o que é e para que serve a aplicação do botox?
Toxina botulínica: o que é e para que serve a aplicação do botox?
Na busca incessante pela beleza, muitas pessoas recorrem a várias técnicas para ficarem com a aparência mais jovial. Um dos métodos mais utilizados atualmente é a toxina botulínica, mais conhecida como botox.
Se você está na dúvida sobre o que realmente é e para que serve esse inovador procedimento, leia todo esse artigo até o final e tire suas conclusões a respeito.
O que é a toxina botulínica?
A toxina botulínica é uma toxina produzida por uma bactéria e é usada para paralisar os músculos do rosto que causam as famosas linhas de expressão, visível na maioria das pessoas após os 50 anos.
Ela é conhecida popularmente como botox, mas, na verdade, esse é o nome de uma conhecida marca que fabrica e comercializa a toxina botulínica. As pessoas acabam fazendo a associação desses 2 nomes.
Para que serve o botox?
Na verdade, a toxina botulínica pode ser tanto para tratamentos de doenças da pele e neurológicas quanto para fins estéticos. No entanto, essa toxina tornou-se mais conhecida por causa dos seus efeitos anti-idade.
Ela contribui significativamente para reduzir as linhas de expressão que aparecem com o passar dos anos em cerca de 90% das pessoas que ultrapassam os 50 anos de vida.
Como ela age?
O mais interessante é que a toxina botulínica é produzida pela mesma bactéria que provoca o botulismo, que é uma doença grave que provoca paralisia parcial ou total dos músculos.
Mas se essa toxina for aplicada em doses bem pequenas pode trazer diversos benefícios estéticos e até auxiliar no combate a outras doenças. Por exemplo, se a toxina botulínica for aplicada em alguns pontos específicos do rosto, consegue-se promover uma paralisia que pode ser controlada pelos músculos faciais.
Dessa forma, ela não deixa que a contração muscular seja total ou parcial. Vale ressaltar que a aplicação controlada da toxina botulínica por um profissional especialista não oferece qualquer risco para o cliente.
Como funciona?
O tratamento com botox nada mais é do que a aplicação de pequenas doses da toxina botulínica por meio de injeções e nos pontos específicos da região do rosto que se deseja tratar.
O número de aplicações pode variar de acordo com as orientações do profissional e com a necessidade do cliente. O objetivo do tratamento é que os resultados se pareçam os mais naturais possíveis.
As injeções da toxina são aplicadas na pele de forma bem superficial. No procedimento é usada uma agulha bem pequena e fina, que quase não causa dor na maioria dos casos.
Normalmente, nem é preciso anestesiar o local antes do procedimento e, dependendo da idade ou estado clínico do paciente, a recuperação ou repouso é desnecessário.
Quanto tempo leva o procedimento?
A aplicação da toxina botulínica leva, em média, cerca de 40 minutos e geralmente é feita em uma única sessão. Os efeitos do tratamento já podem ser observados cerca de 72 horas após a aplicação, mas eles não são definitivos.
Normalmente, eles duram entre 3 a 6 meses. Depois desse tempo, é necessário fazer uma nova aplicação.
Onde posso aplicar?
O botox é mais usado no tratamento de marcas de expressão no rosto, onde elas se fazem mais evidentes. Ele é bastante indicado para acabar com os famosos pés de galinha e as rugas que se formam na região localizada entre as sobrancelhas e as linhas horizontais na testa.
A aplicação promove o relaxamento da musculatura do rosto com o objetivo de disfarçar a aparência das rugas já existentes e prevenir o surgimento de novas.
Mas também é possível fazer a aplicação da toxina botulínica em outras regiões do corpo, como:
- Nas extremidades das sobrancelhas, para que elas fiquem mais arqueadas (com o passar dos anos, elas naturalmente tendem a descer por causa do processo natural de envelhecimento cutâneo);
- No queixo, para reduzir rugas que aparecem na região;
- No pescoço, para eliminar as famosas linhas verticais;
- No colo, com o objetivo de eliminar as linhas de expressão que aparecem com o passar dos anos;
- Nas axilas, como alternativa de tratamento da hiperidrose axilar;
- Nas mãos, para tratar a hiperidrose palmar;
- Nos pés, no combate a hiperidrose plantar;
- Na gengiva, para disfarçar o sorriso gengival, que é quando toda a parte superior da gengiva aparece, causando constrangimentos.
Para quem é indicado o tratamento?
Qualquer pessoa pode fazer uma aplicação com a toxina botulínica, mas a indicação principal é para pessoas adultas que já estejam com marcas de expressão mais evidentes ou que querem prevenir os inevitáveis sinais do tempo na pele.
Tudo é muito relativo. Se uma pessoa a partir dos 30 anos de idade quiser começar a fazer o tratamento com botox de forma correta e periódica, ela seguramente chegará aos 50 anos com uma aparência muito mais jovial.
Objetivos terapêuticos
A toxina botulínica também é indicada para fins terapêuticos, como o tratamento da sudorese, que é o suor excessivo nas mãos, pés e axilas. Essa doença também é conhecida como hiperidrose.
Algumas pessoas sofrem de bruxismo, que é uma doença caracterizada principalmente pelo ranger dos dentes durante o sono. Elas também podem se beneficiar da aplicação de botox e ter resultados satisfatórios em pouco tempo.
Contraindicações do botox
O tratamento com a toxina botulínica é contraindicado em alguns casos muito específicos, como:
- Pessoas que apresentem algum tipo de alergia aos componentes da fórmula;
- Mulheres grávidas;
- Mulheres que estejam amamentando;
- Pessoas com doenças neuromusculares.
Cuidados necessários pós procedimento
O botox é um procedimento simples, rápido e, na maioria das vezes, indolor. Dessa forma, ele não requer nenhum cuidado especial antes ou depois da aplicação.
Antes de mais nada é recomendado consultar um especialista antes de fazer o procedimento. Esse profissional vai fazer uma avaliação geral do seu estado, conhecer suas intenções com o tratamento e os locais do seu corpo onde você deseja aplicar o botox.
Além disso, sempre faça a opção por uma clínica de estética ou dermatológica que seja confiável e preparada para realizar o procedimento com a toxina botulínica corretamente.