Toxina botulínica: o que é e para que serve a aplicação do botox?

6 de janeiro de 2020

Toxina botulínica: o que é e para que serve a aplicação do botox?

Na busca incessante pela beleza, muitas pessoas recorrem a várias técnicas para ficarem com a aparência mais jovial. Um dos métodos mais utilizados atualmente é a toxina botulínica, mais conhecida como botox.

Se você está na dúvida sobre o que realmente é e para que serve esse inovador procedimento, leia todo esse artigo até o final e tire suas conclusões a respeito.

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma toxina produzida por uma bactéria e é usada para paralisar os músculos do rosto que causam as famosas linhas de expressão, visível na maioria das pessoas após os 50 anos.

Ela é conhecida popularmente como botox, mas, na verdade, esse é o nome de uma conhecida marca que fabrica e comercializa a toxina botulínica. As pessoas acabam fazendo a associação desses 2 nomes.

Para que serve o botox?

Na verdade, a toxina botulínica pode ser tanto para tratamentos de doenças da pele e neurológicas quanto para fins estéticos. No entanto, essa toxina tornou-se mais conhecida por causa dos seus efeitos anti-idade.

Ela contribui significativamente para reduzir as linhas de expressão que aparecem com o passar dos anos em cerca de 90% das pessoas que ultrapassam os 50 anos de vida.

Como ela age?

O mais interessante é que a toxina botulínica é produzida pela mesma bactéria que provoca o botulismo, que é uma doença grave que provoca paralisia parcial ou total dos músculos.

Mas se essa toxina for aplicada em doses bem pequenas pode trazer diversos benefícios estéticos e até auxiliar no combate a outras doenças. Por exemplo, se a toxina botulínica for aplicada em alguns pontos específicos do rosto, consegue-se promover uma paralisia que pode ser controlada pelos músculos faciais.

Dessa forma, ela não deixa que a contração muscular seja total ou parcial. Vale ressaltar que a aplicação controlada da toxina botulínica por um profissional especialista não oferece qualquer risco para o cliente.

Como funciona?

O tratamento com botox nada mais é do que a aplicação de pequenas doses da toxina botulínica por meio de injeções e nos pontos específicos da região do rosto que se deseja tratar.

O número de aplicações pode variar de acordo com as orientações do profissional e com a necessidade do cliente. O objetivo do tratamento é que os resultados se pareçam os mais naturais possíveis.

As injeções da toxina são aplicadas na pele de forma bem superficial. No procedimento é usada uma agulha bem pequena e fina, que quase não causa dor na maioria dos casos.

Normalmente, nem é preciso anestesiar o local antes do procedimento e, dependendo da idade ou estado clínico do paciente, a recuperação ou repouso é desnecessário.

Quanto tempo leva o procedimento?

A aplicação da toxina botulínica leva, em média, cerca de 40 minutos e geralmente é feita em uma única sessão. Os efeitos do tratamento já podem ser observados cerca de 72 horas após a aplicação, mas eles não são definitivos.

Normalmente, eles duram entre 3 a 6 meses. Depois desse tempo, é necessário fazer uma nova aplicação.

Onde posso aplicar?

O botox é mais usado no tratamento de marcas de expressão no rosto, onde elas se fazem mais evidentes. Ele é bastante indicado para acabar com os famosos pés de galinha e as rugas que se formam na região localizada entre as sobrancelhas e as linhas horizontais na testa.

A aplicação promove o relaxamento da musculatura do rosto com o objetivo de disfarçar a aparência das rugas já existentes e prevenir o surgimento de novas.

Mas também é possível fazer a aplicação da toxina botulínica em outras regiões do corpo, como:

  • Nas extremidades das sobrancelhas, para que elas fiquem mais arqueadas (com o passar dos anos, elas naturalmente tendem a descer por causa do processo natural de envelhecimento cutâneo);
  • No queixo, para reduzir rugas que aparecem na região;
  • No pescoço, para eliminar as famosas linhas verticais;
  • No colo, com o objetivo de eliminar as linhas de expressão que aparecem com o passar dos anos;
  • Nas axilas, como alternativa de tratamento da hiperidrose axilar;
  • Nas mãos, para tratar a hiperidrose palmar;
  • Nos pés, no combate a hiperidrose plantar;
  • Na gengiva, para disfarçar o sorriso gengival, que é quando toda a parte superior da gengiva aparece, causando constrangimentos.

Para quem é indicado o tratamento?

Qualquer pessoa pode fazer uma aplicação com a toxina botulínica, mas a indicação principal é para pessoas adultas que já estejam com marcas de expressão mais evidentes ou que querem prevenir os inevitáveis sinais do tempo na pele.

Tudo é muito relativo. Se uma pessoa a partir dos 30 anos de idade quiser começar a fazer o tratamento com botox de forma correta e periódica, ela seguramente chegará aos 50 anos com uma aparência muito mais jovial.

Objetivos terapêuticos

A toxina botulínica também é indicada para fins terapêuticos, como o tratamento da sudorese, que é o suor excessivo nas mãos, pés e axilas. Essa doença também é conhecida como hiperidrose.

Algumas pessoas sofrem de bruxismo, que é uma doença caracterizada principalmente pelo ranger dos dentes durante o sono. Elas também podem se beneficiar da aplicação de botox e ter resultados satisfatórios em pouco tempo.

Contraindicações do botox

O tratamento com a toxina botulínica é contraindicado em alguns casos muito específicos, como:

  • Pessoas que apresentem algum tipo de alergia aos componentes da fórmula;
  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres que estejam amamentando;
  • Pessoas com doenças neuromusculares.

Cuidados necessários pós procedimento

O botox é um procedimento simples, rápido e, na maioria das vezes, indolor. Dessa forma, ele não requer nenhum cuidado especial antes ou depois da aplicação.

Antes de mais nada é recomendado consultar um especialista antes de fazer o procedimento. Esse profissional vai fazer uma avaliação geral do seu estado, conhecer suas intenções com o tratamento e os locais do seu corpo onde você deseja aplicar o botox.

Além disso, sempre faça a opção por uma clínica de estética ou dermatológica que seja confiável e preparada para realizar o procedimento com a toxina botulínica corretamente.

Ficou alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem.
Você também pode agendar uma avaliação gratuita!

Ficou com alguma dúvida?
Deseja agendar um horário?

Deixe sua mensagem abaixo.

Fale Conosco
Fale com a Sensitivity
Olá, que bom ter você aqui.
Será um prazer receber seu contato ou sua dúvida