O que é a dermosustentação por fios e para quem ela é mais indicada?
O que é a dermosustentação por fios e para quem ela é mais indicada?
Para obter uma pele mais vívida e saudável, muitas pessoas recorrem a várias técnicas que auxiliam a manter a cútis com a tonicidade ideal. Um dos métodos mais utilizados nos casos de flacidez da pele é a dermosustentação.
Se você está na dúvida sobre o que é e para quem é mais indicado esse inovador procedimento, leia todo esse artigo até o final e tire suas conclusões a respeito.
O que é a dermosustentação?
Esse procedimento nada mais é do que um eficaz combate à flacidez leve e moderada da pele do rosto e pescoço a partir dos 35 anos de idade. A dermosustentação consiste na colocação de alguns fios tensores na face que produzem um efeito antigravitacional, com o objetivo de elevar os tecidos, causando uma aparência mais jovial.
Envelhecer é um processo contínuo e inevitável. À medida que as pessoas envelhecem, a estrutura de suporte facial enfraquece e perde a batalha para a gravidade, o que dá a aparência de um rosto caído. Perde-se gordura facial e o aspecto fica mais envelhecido.
É exatamente aí que o processo de dermosustentação entra em cena. Bochechas, sobrancelhas, mandíbulas e pescoço são as áreas mais afetadas com o avanço da idade, devido ao desgaste natural. Por causa da perda da elasticidade da pele, esse procedimento é indicado para amenizar os efeitos do tempo.
Como é realizado o procedimento?
O procedimento é realizado com anestesia local e sem nenhum tipo de corte, com duração aproximada de 1 hora. Primeiramente, são feitos pequenos orifícios com uma agulha na área do rosto que será tratada.
Depois, os fios de dermosustentação são introduzidos na pele por meio de uma fina cânula e fixados na membrana que reveste o osso. Após isso, a cânula é retirada e os fios são bem amarrados.
Dessa maneira, os fios acabam suspendendo e sustentando toda a musculatura do rosto, dando a aparência mais jovial, deixando a pele com o aspecto mais natural possível. Todos os fios usados no procedimento são elásticos, flexíveis e absorvíveis pelo organismo.
Você não precisa se preocupar com isso, pois todo o material é biocompatível e se dissolve no corpo ao longo do tempo, não causando nenhum tipo de doença ou reações.
Esta técnica inovadora é usada para levantar o arco das sobrancelhas, reposicionar as maçãs do rosto, corrigir a famosa papada e amenizar a temida flacidez do pescoço.
O melhor de tudo: este é um procedimento praticamente indolor, já que alguns pacientes são pouco tolerantes à dor. O profissional aplica uma pomada anestésica no local antes de fazer o procedimento, para amenizar os incômodos causados pela agulha.
Depois da pomada fazer efeito, o procedimento é realizado normalmente e o cliente poderá voltar as atividades normais dentro de poucos dias. É claro que alguns cuidados básicos são necessários, mas não é nada que atrapalhe a rotina diária de uma pessoa.
Quais são os resultados?
A dermosustentação por fios é um procedimento sem grandes agressões à pele e ao organismo do paciente, promovendo um belo lifting facial. A cicatrização é rápida, mas tudo vai depender da idade e da condição clínica do cliente.
Em geral, são necessários cerca de sete dias para a recuperação total depois que se faz o procedimento. A duração dos resultados varia de pessoa para pessoa.
Apesar dos fios serem totalmente absorvidos pelo organismo e se dissolverem em pouco tempo, os efeitos podem durar até 5 anos, dependendo dos cuidados do paciente.
Na verdade, existe uma reação orgânica que se forma em torno do fio que garante que os resultados sejam satisfatórios por mais tempo e se mantenham assim.
Qual o local onde deve ser feita a dermosustentação?
Como qualquer procedimento estético, a dermosustenação sempre deve ser feita em uma clínica de estética que ofereça toda a estrutura necessária para isso.
Vale ressaltar que somente um profissional especializado com vasta experiência e que utilize materiais de qualidade, pode realizar a técnica. Atualmente, são utilizados diversos tipos de fios no processo.
A dermosustentação também pode ser feita em outras áreas do corpo como a região cervical, pescoço ou braços, por exemplo.
Cuidados pós procedimento
O fio de sustentação é um excelente e eficaz procedimento estético para levantar e apertar a pele, além de evitar a flacidez. Por isso alguns cuidados básicos são necessários depois do procedimento.
- Evitar ficar exposto ao sol, pelo menos 2 semanas após ser submetido à técnica, para evitar machas;
- Evite lavar o rosto com água quente, mesmo durante o banho, depois do procedimento;
- Não usar, em nenhuma hipótese, sabonetes que sejam abrasivos ou cremes rejuvenescedores, a não ser que tenham sido indicados pelo seu dermatologista;
- Caso a exposição solar seja inevitável, use um protetor solar indicado pelo seu médico e evite, ao máximo, o sol entre as 10 da manhã e 4 da tarde.
- Tomar bastante água para hidratar o organismo e ajudar no processo de cicatrização da pele.
- Faça repouso nos 2 dias seguintes ao procedimento, evitando qualquer tipo de esforço físico.
Onde pode ser colocado o fio de sustentação?
- Na testa para o levantamento dessa área.
- Bochechas superiores e inferiores.
- Pescoço.
- Dobras nasolabiais.
- Na boca e ao redor dela
Vantagens do Fio de Sustentação
Para o contorno facial, a dermosustentação à fio é bastante eficaz no fortalecimento do contorno da face. Ela também promove o levantamento da pele encolhida nas bochechas, maxilar, pescoço e também é uma ótima técnica para arquear as sobrancelhas.
Se o objetivo for o rejuvenescimento da pele, o procedimento melhora o tom da pele e aperta os poros. Caso ele seja administrado com microagulhas, PRP (plasma rico em plaquetas), laser, enchimentos, botox (toxina botulínica) e casca química, vai trazer excelentes resultados.
Os fios de polidioxanona usados no procedimento são 100% biocompatíveis, não causam nenhum tipo de cicatriz e têm risco mínimo para a saúde do paciente.
Se for feita a indução de colágeno, dá o aspecto de uma pele mais jovial e levantada. Aposte na dermosustentação e fique mais jovem!