Preenchimento facial: tudo o que você precisa saber a respeito desse procedimento

21 de novembro de 2019

Preenchimento facial: tudo o que você precisa saber a respeito desse procedimento

Uma das técnicas mais inovadoras que existe no mercado é o preenchimento facial, que é uma ótima alternativa para quem deseja ter uma aparência mais jovem. Esse procedimento é indicado para quem deseja suavizar as famosas rugas, aumentar os lábios ou ressaltar a maçã do rosto.

Mas o que é o preenchimento facial e como ele funciona? Leia todo esse artigo e saiba tudo a respeito dessa técnica cujo objetivo é deixar você com a aparência sempre radiante.

O que é o preenchimento facial?

Trata-se de um moderno procedimento feito com o ácido hialurônico, que é uma substância que traz diversos benefícios para a pele. Esse ácido está presente na derme em grandes quantidades até por volta dos 35 anos.

Mas com o avançar da idade, o corpo vai perdendo essa substância, o que provoca flacidez, linhas de expressão e as inevitáveis rugas no rosto. O ácido hialurônico faz uma redefinição de todos os contornos da face (queixo, nariz, bochechas e na parte abaixo dos olhos), deixando a aparência bem mais jovial.

Existem outras substâncias que permitem fazer o preenchimento facial que também trazem resultados satisfatórios, mas o ácido hialurônico é o mais comum entre eles.

Como esse procedimento é feito?

É um procedimento bem simples e não requer grandes cuidados por parte do cliente. Através da aplicação injetável do ácido hialurônico na região do rosto que deverá ser tratada, a substância começa a agir quase que instantaneamente.

O procedimento pode ser realizado com agulha ou cânula e é aplicado em diferentes camadas da pele, isso vai depender da região e indicação. Ela raramente causa algum tipo de reação e, se for necessário, é usado um anestésico no local da aplicação para garantir mais conforto.

Além de ser bastante usado no preenchimento facial, o ácido também pode ser usado como uma espécie de reforço na hidratação da pele, além de ser uma substância comprovadamente segura. Ela não causa nenhum tipo de reação por ser reabsorvível e biocompatível.

Quais cuidados deve-se ter antes de fazer o procedimento?

Como todo procedimento estético, o preenchimento facial requer alguns cuidados básicos. Antes de mais nada, é preciso fazer uma avaliação geral com um profissional de confiança para identificar possíveis alergias e contraindicações.

O ácido hialurônico raramente dá alguma reação adversa, mas se o cliente faz uso de pomadas ou cremes rejuvenescedores que contenham outros tipos de ácidos, esse tratamento deverá ser interrompido por precaução.

Quais cuidados deve-se ter com a pele após a aplicação?

Depois de ser submetido ao preenchimento facial, é bastante comum o cliente apresentar leve inchaço no local, dor e pequenos hematomas. Esses sintomas desaparecem em até 15 dias, dependendo da pele de cada pessoa.

Para diminuir o incômodo, é recomendado aplicar uma compressa de gelo por 15 minutos nas primeiras 24 horas após ter feito o procedimento. É importante evitar ficar exposto ao sol por pelo menos 2 semanas após as aplicações, para prevenir manchas.

Quais são as indicações?

O ácido hialurônico pode ser usado em cosméticos ou no preenchimento facial feito na clínica. Os cremes indicados pelo profissional responsável devem ser usados diariamente, mas o preenchimento garante um resultado mais rápido e eficaz.

Na verdade, o efeito é imediato após o término do procedimento e pode durar até 1 ano e meio. Tudo vai depender do organismo do paciente, da quantidade de rugas e de substância injetada na pele.

Geralmente, o preenchimento facial é feito dentro do próprio consultório e dura cerca de 1 hora. O cliente pode retornar as atividades rotineiras no mesmo dia. Os resultados já são percebidos logo após a aplicação, mas atingem seu ápice depois de 2 ou 3 semanas.

Substâncias mais usadas para o preenchimento facial

Ácido hialurônico – o mais comum e usado de todos. É o componente natural da derme de nossa pele e é o responsável pela diminuição da produção de colágeno com o avançar da idade. No preenchimento facial, utiliza-se o ácido hialurônico sintético, idêntico ao da nossa pele, que substitui a perda de volume, melhorando o aspecto e a luminosidade da mesma.

Ácido poliláctico – é um material sintético que estimula o organismo na formação de novas fibras de colágeno. Costuma apresentar resultados satisfatórios quando usado para amenizar as linhas causadas pelo sorriso ou aqueles sulcos mais profundos. Os resultados são graduais e podem ser notados depois de 6 meses.

Hidroxiapatita de cálcio – é uma substância naturalmente encontrada no osso humano. São microesferas de cálcio suspensas em um gel à base de água. Este composto é usado no preenchimento de vincos mais profundos na pele do rosto.

Preenchimento com gordura corporal – esse método consiste em colher um pouco de gordura abdominal do próprio paciente, através de uma lipoaspiração. Depois de passar por todo um preparo, ela é injetada no local desejado.

Diferença entre preenchimento facial e botox

Na verdade, são dois métodos distintos que tem ação em locais e de formas diferentes. Apesar de ambos serem injetáveis, é bastante comum as pessoas acharem que se trata da mesma coisa.

O botox promove o relaxamento da musculatura que causa as linhas de expressão, amenizando as rugas ou deixando-as mais discretas. Seu uso mais indicado é na parte superior da face.

Já as substâncias de preenchimento facial promovem a reposição de todo o volume perdido de determinadas regiões do rosto, o que melhora consideravelmente o contorno e reduzindo a temida flacidez.

Em suma, o botox promove um tom natural e descansado ao rosto, ameniza as rugas existentes e previne futuras. Já o preenchimento age proporcionando mais volume ao rosto.

Indicações para esse procedimento

  • Sulcos faciais: conhecido como ‘bigode chinês’;
  • Reposição e aumento de volume do rosto;
  • Rugas finas;
  • Rugas parecidas com ‘código de barras’ localizadas na boca e nos lábios;
  • Preenchimento malar – correção e remodelação da maçã do rosto;
  • Sulcos do canto da boca e infralabiais;
  • Aumento do volume dos lábios;
  • Preenchimento das famosas olheiras.
  • Em vários casos, o preenchimento facial pode ser utilizado junto com o botox, para se ter um resultado mais satisfatório. Como em todo tratamento, o sucesso vai depender da dedicação do cliente e da técnica utilizada pelo profissional.
Ficou alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem.
Você também pode agendar uma avaliação gratuita!

Ficou com alguma dúvida?
Deseja agendar um horário?

Deixe sua mensagem abaixo.

Fale Conosco
Fale com a Sensitivity
Olá, que bom ter você aqui.
Será um prazer receber seu contato ou sua dúvida